O que o MMA tem a ver com seu sorriso?
O Brasil é o país do futebol e isso dificilmente vai mudar. Porém, de tempos em tempos surgem modalidades dispostas a se tornar a nova paixão nacional ou, no mínimo, dividir as atenções. Já tivemos a época do vôlei, tênis, ginástica artística, automobilismo. Agora é a vez do MMA (sigla em inglês para artes marciais mistas), o esporte mais comentado do momento.
Mas o que o MMA tem a ver com o seu sorriso? Socos e chutes violentamente deferidos contra a face. Pancadas e mais pancadas em uma das regiões mais sensíveis e complexas do corpo humano. Fica difícil de acreditar como um ser humano consegue aguentar tamanho trauma sem que saia, no mínimo, com um dente quebrado. A explicação vem do uso de um pequeno aparato colocado entre os dentes chamado protetor bucal, o anjo da guarda dos lutadores.
Feito de material emborrachado no formato da letra “u”, o protetor bucal é colocado entre a parte de cima e a parte de baixo dos dentes, impedindo que estes sofram um trauma direto ou de forma indireta(quando há o contato de um dente com o outro durante um duro golpe).
O equipamento de segurança não é uma invenção dos lutadores do UFC. Ele sempre esteve presente nos esportes de contato, como futebol americano, hóquei no gelo, boxe, no nosso futebol, handball, basquete e todos aqueles em que há risco de lesão por contato físico.
Os protetores absorvem o impacto e impedem que a força da batida seja sentida pela boca a ponto de quebrar um dente, lesionar gengiva ou a mandíbula ou levar a cortes nos tecidos moles da boca. Ele precisa estar ajustado corretamente dentro da boca, sob o risco de não funcionar como deveria, caso não esteja colocado corretamente.
Por isso, é muito importante que o desportista seja orientado pelo seu dentista antes de começar a fazer do seu protetor bucal. Assim como os óculos, não é porque ele é vendido em qualquer loja de material esportivo é que você vai sair por aí usando um pedaço de plástico qualquer na boca. Essa precaução é muito importante para que você não gaste dinheiro comprando algo incompatível com a sua boca ou que lhe traga uma falsa segurança.
O melhor a ser feito é confeccionar o material diretamente com o seu dentista. Hoje, muitos consultórios possuem tecnologia para produção de protetores bucais sob medida e a custo acessível. E tem mais. Protetor bucal tem tempo de vida. Assim como as suas luvas, shorts ou quimono, ele deverá ser trocado conforme orientação de seu dentista. A conservação é importante. Lavá-lo sempre com água e creme dental e mantê-lo em recipiente próprio para seu transporte também fazem parte dos cuidados com este aparato que serve para sua proteção.
Pessoal, fica a dica! Da próxima vez que for treinar ou lutar, que tal passar no dentista antes? Depois do knock out pode ser tarde demais.
Fonte: http://www.band.com.br/viva-bem/colunas/podcast.asp?colunista=188&podcast=569041
Nenhum comentário:
Postar um comentário