sexta-feira, 12 de agosto de 2011

A SAÚDE DOS DENTES DEPENDE DE NÓS!


Nos últimos anos, uma das principais preocupações da odontologia é a prevenção da cárie dentária. Prevenindo estamos evitando cáries, problemas gengivais e ortodônticos, que atingem um número muito grande da população brasileira.

A prevenção, deve ser aplicada na gestante, no bebê, na criança, no adolescente e no adulto.

A saúde dos dentes depende muito da nossa higiene e do tipo de alimentos que comemos.

Constatamos um avanço no combate a cárie entre 1986 e 1996. A incidência de cáries entre crianças, caiu em 54% (cinquenta e quatro por cento) desde 1986, e está próxima a meta estipulada da OMS (Organização Mundial da Saúde) para o ano 2000. O indicador da OMS, chamado índice CPO, mostra o número de dentes permanentes cariados, restaurados, extraídos ou com indicação de extração em crianças de 12 anos de idade.

Em 1986, o CPO do Brasil era 6,67, ou seja, as crianças quando completavam 12 anos, tinham praticamente sete dentes atacados pela cárie. Em dez anos, reduzimos esse índice para 3,06 dentes cariados por criança ( levantamento de 1996, disponível na Internet, página do Datasus - www.datasus.gov.br )

Apesar do índice reduzido, especialistas ressaltam que não há motivos para euforia. Há uma grande diferença entre Estados, e o patamar alcançado pelo Brasil, está longe da maioria dos países desenvolvidos.

Causas da Redução

A adição do flúor em cremes dentais desde 1988, o flúor na água encanada. (Segundo o Ministério da Saúde, 42% da população tem acesso a água com flúor).

A introdução de programas municipais de saúde bucal em creches, pré escolas e primeiro grau, também foi outro fator importantíssimo para a redução da cárie dental.

Estados, Regiões, Países

Diferem no ranking de incidência de cárie: Roraima, Boa Vista, com CPO em torno de 6,0 dentes permanentes atacados em crianças de 12 anos, equipara-se ao índice dos países com pior classificação no ranking da OMS, como o da Filipinas(5,8).

Em contrapartida, em Vitória (ES) o CPO de 1,47, é um dos poucos equiparáveis aos índices dos países industrializados como EUA e Reino Unido (CPO de 1,4 em ambos).

Cidade de Santos: Das 46 mil crianças atendidas pelo Programa de Saúde Bucal de Santos, a cárie foi reduzida em 6l,73% nas crianças de 5 anos e 5l,72% nas de 12 anos.

Assim, a cidade já superou a meta estabelecida pela OMS para o ano 2000. A média das crianças é de 1,5 dentes com cárie.

Desde 1989, o programa mantém uma série de atividades e prevenção de tratamentos de cáries (50 escolas municipais, 24 estaduais, 11 particulares, 16 creches e entidades assistenciais). Os bebês também recebem atenção especial. Oito Policlínicas estão aptas a prestar atendimento a crianças de zero a tres anos.

A meta da OMS para 2010 é a de menos de uma cárie por criança.

Isso significa, que o Brasil tem um grande trabalho pelos próximos anos. Medidas como: aumento da oferta de água fluoretada à população, intensificação de programas escolares de educação em saúde bucal e maiores ações educativas à comunidade (o ideal seriam agentes de saúde bucal).

Alimentação

As mudanças nos hábitos alimentares, com a substituição crescente das tradicionais refeições por "fast-food", não só fizeram explodir a obesidade nos país, como aumentar os riscos de cáries dentárias.

O brasileiro necessita de orientação em relação ao consumo de açúcar. A OMS recomenda um consumo de 40 g./dia, enquanto que a média de consumo do brasileiro gira em torno de 140g a 150g/dia de açúcar.

Apesar de não ter dados atualizados na incidência de cáries na população adulta, alguns dados nos mostram que em 1986, três a cada quatro brasileiros com mais de 65 anos, não tinham nenhum dente.

Salve um dente de leite

Porque manter o dente de leite: Talvez muitos estranhem porque o odontopediatra sugira coroas, jaquetas ou mesmo tratamento de canal para o dente de leite (decíduo).

A pergunta mais comum é: Esse dente de qualquer jeito não vai cair daqui a alguns anos?

A alternativa fácil e barata da extração, prejudica além da estética, a mastigação, e muitas vezes o desenvolvimento correto dos dentes nas arcadas. A maioria das extrações precoces, levam a má oclusão e as crianças a usarem aparelhos ortodônticos.

O método mais seguro e econômico para evitar essas preocupações e despesas, sem dúvida nenhuma, é a higiene bucal.

A correta escovação, desde que surgem os primeiros dentinhos, é o ideal. Os pais têm que ter o compromisso de incentivar, e o mais importante, habituar o bebê a higienização.

As escovas devem ter cerdas bem macias, cabeça pequena com borda protetora arredondada e adaptadas a cada fase da criança.

Apesar da pasta dental não ter contra-indicações, o seu uso deve ser em pequenas proporções e é bom que a criança não a engula.

O fio dental não deve ser esquecido, devendo ser introduzido desde cedo.

Quanto antes você criar esses hábitos de higiene, a possibilidade de problemas também diminuirão.

Devemos lembrar aos pais

O medo do dentista não nasce com a criança. Normalmente esta característica desenvolve-se em casa.

Segundo os psicólogos, uma criança com menos de 3 anos de idade, dificilmente decide por conta própria que tem medo de alguma coisa.

A melhor coisa, seria se os pais adotassem comportamentos sensatos, aceitando a freqüência regular ao dentista, como uma obrigação natural.

Bebês do milênio - Geração zero cárie

Você sabia que:
  • Se pode realizar tratamento odontológico no seu bebê.



  • A prevenção até o primeiro ano de vida do seu bebê reduz em 96% a necessidade de tratamento curativo no futuro.
    A escovação após a erupção dos primeiros dentes, pode evitar a cárie.



  • O flúor pode ser aplicado desde a erupção dos primeiros dentes, fortalecendo-os.



  • O aleitamento noturno pode determinar cárie aguda, chamada cárie de mamadeira.



  • Se não sabia: "Procure seu odontopediatra"

    O sorriso do ano 2000 - Geração zero cárie

    - Odontologia intra-uterina: Os dentes do seu bebê começam a se desenvolver entre a 5a e 6a semana de vida intra-uterina. Assim, é importante que você cuide de seus próprios dentes, tenha uma dieta balanceada e rica em fósforo, cálcio e vitaminas A, C e D.

    Evite beliscar doces e farináceos. Procure um odontopediatra por volta do 6o mês de gestação para receber orientação sobre como higienizar a boca do seu bebê, época da erupção dos dentinhos, seus sintomas, posição da amamentação, época do desmame, perigos de automedicação (flúor, antibióticos e antiinflamatórios) e que chupetas e bicos usar para uma sucção ideal.


    (fonte: dental online)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário